Entrevista #13 – Deoclides Neto

O “Privacy by Design” na Lei Geral de Proteção de Dados
Outubro 21, 2020
Os incidentes e a segurança de dados pessoais sob a ótica da Lei Geral de Proteção de Dados
Março 24, 2021

Entrevista #13 – Deoclides Neto

Você já ouviu falar em jurimetria? para muitos, esta ferramenta é considerada uma das técnicas indispensáveis para o exercício estratégico da advocacia.

A fim de saber mais sobre este assunto, recebemos o Deoclides Neto, Co-fundador e CEO da JUIT, uma lawtech especializada em jutrimetria, para explicar como funciona esta ferramenta e como o advogado pode beneficiar-se ao utilizar a estatística aplicada ao direito.

 

Confira a entrevista na íntegra:

 

1 – O que é a jurimetria?

Deoclides Neto – Jurimetria é a Estatística aplicada ao Direito. Ela consiste na aplicação de metodologias bem definidas de análise de dados dentro do domínio da ciência jurídica. Isso possibilita análises imparciais sobre fenômenos jurídicos complexos apenas por base de inferências.

A metodologia estatística consiste em etapas bem definidas, que são a definição do problema, o planejamento (elaborar como fazer o levantamento), a coleta de dados (efetuar a coleta e definir a periodicidade da coleta), a limpeza de dados (uma parte importante que visa “preparar” os dados para análise), apuração (organização e contagem), a apresentação (gráficos e tabelas) e, por fim, análise dos dados (exame detalhado e interpretativo).

Este trabalho todo, conduzido de forma correta, permite análises incríveis, como o agrupamento de julgados semelhantes de acordo com o tema, identificação de discrepâncias em valores de condenação de um mesmo juiz, dentre muitas outras possibilidades.

 

2 – Como esta ferramenta pode auxiliar o advogado?

Deoclides Neto – A jurimetria está causando uma revolução na forma de trabalhar do advogado. Embora a maior parte dos advogados não conheçam este nome, eles sempre almejaram uma solução como esta, porque há dezenas de benefícios de utilizá-la no seu dia-a-dia.

De forma geral, podemos dizer que a jurimetria faz com que o advogado se torne mais produtivo. Alguns benefícios que podemos listar são a identificação de padrões de julgamentos (de acordo com o tribunal, câmaras, turmas, juízes), valores de condenação médio para uma determinada classe de ação, teses recorrentes sobre um determinado assunto, taxa de provimento e improvimento por assunto, possibilidade de tomar decisões melhores e conquistar mais clientes, aumento de honorários, dentre vários outros.

Cada dia mais, na JUIT, recebemos depoimentos de clientes que usaram a análise de dados para realizar ações que antes nunca tinha sido possível.

 

3 – Agora falando sobre a JUIT, como ela foi criada e qual a missão da empresa?

Deoclides Neto – A JUIT foi criada em meados de 2018 da união minha com meu sócio, Marcio Godoi (nosso CTO). Nós identificamos uma dor grande no mercado jurídico, que é o tempo gasto pelo advogado para entender a visão jurídica do problema do cliente, e vimos que ninguém estava resolvendo este problema de forma eficiente.

Os operadores do Direito ainda hoje gastam cerca de 32h por mês com pesquisa jurídica.

Nossa missão é fazer com que operadores do Direito possam tomar decisões baseadas em dados todos os dias. Nosso objetivo é fazer com que nossos clientes saibam mais lendo menos, construam conhecimento em tempo recorde, livrando tempo para o que realmente importa – seja prospectar mais cliente, seja curtir um pouco mais a família nessa época de home office.

 

4 – Qual o diferencial da JUIT em comparação com as outras startups que atuam no mesmo segmento?

Deoclides Neto – Quando eu estudava o mercado para criar a JUIT, percebi uma lacuna muito grande.

Quem precisa fazer pesquisa jurídica tem duas opções: de um lado há os sites dos Tribunais e ou repositórios de jurisprudência unificada (com buscas que tomam um tempo enorme pela sua ineficiência – afinal é só um CTRL C + CTRL V dos Diários), e do outro lado temos consultorias de jurimetria que atuam com projetos pontuais a preços exorbitantes. Apenas poucas empresas podem pagar por isso.

A JUIT veio para mudar este cenário.

Nossa proposta de valor está centrada em entregar para o mercado a união do melhor dos dois mundos: um acervo muito grande, típico de um repositório de jurisprudência unificada, mas com uma eficiência muito maior do que nossos concorrentes, seja para filtrar um julgado específico para inserir numa petição ou então ter uma visão analítica sobre um determinado assunto – nos escritórios, essas pesquisas são feitas com equipes multidisciplinares e podem tomar meses de trabalho. Na JUIT você faz buscas eficientes com pouquíssimos cliques.

Tudo isso mediante um preço acessível, para que possamos democratizar a jurimetria e dar o mesmo poder argumentativo para qualquer advogado.

 

5 – Qual o objetivo da JUIT para os próximos anos?

Deoclides Neto – Nosso objetivo é se tornar um grande repositório de dados do Judiciário com muita qualidade possibilitando diversas análises e descobertas, de forma que o advogado continue conseguindo encontrar muito rapidamente o que precisa, para focar o tempo em outra coisa. Sabemos que o trabalho por hora está cada vez mais escasso, então a cada dia que passa é necessário saber mais fazer com menos. Queremos ajudar operadores do Direito nessa tarefa.

 

6 – Por fim, para o operador do direito que se interessou por esta ferramenta e deseja trabalhar utilizando a jurimetria, como ele faz para contratar os serviços oferecidos pela JUIT?

Deoclides Neto – A contratação é muito simples. Basta visitar o nosso site (htttps://juit.io/), visitar a seção que melhor representa sua atuação (autônomo ou escritório), solicitar um teste grátis de 7 dias e, se houver satisfação ao final do período, realizar a assinatura escolhendo um plano e um meio de pagamento.

Durante este período gratuito, o usuário poderá utilizar a ferramenta com todas as funcionalidades ativadas. E nosso time está sempre aberto para ouvir feedbacks e sugestões de melhoria.

Convido à todos(as) que visitem nosso site e façam o teste, inserindo a jurimetria no seu dia-a-dia.

 

Deoclides Neto – Bacharel em Direito com MBA em Big Data e Extensão em Ciência de Dados Aplicada ao Direito. Co-fundador e CEO da JUIT, startup especializada em pesquisa jurídica com reconhecimento de melhor legaltech do Brasil (FGV e IE, 2019) e premiada internacionalmente (NYC, 2018) por sua tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *