Privacidade: Confira se você já foi vítima de vazamento de dados pessoais

Imagem: Pixabay

Você já ficou com medo de ter algum tipo de dado pessoal vazado na internet? Infelizmente cada vez mais usuários são vítimas de algum tipo de vazamento. O próprio LinkedIn, em 2018, sofreu um vazamento de logins e deixou expostos 159 milhões de usuários da rede social.

 

Normalmente, esses dados vazados são vendidos pela internet e isso pode trazer sérios problemas para o usuário. Pensando nisso, a Mozilla possui uma ferramenta que permite ao usuário descobrir se já teve seu endereço eletrônico exibido indevidamente e dá algumas dicas a fim de você se precaver.

 

Toda vez que um portal tem dados vazados, o Firefox Monitor é acionado para atualizar as informações.

Publicidade

Como funciona?

 

          1. Acesse o site do Firefox Monitor e insira seu endereço de e-mail;

       

          2. Os resultados de possíveis vazamentos são apresentados e é possível identificar em quais sites seus dados foram acessados e a data do incidente. Para saber mais, clique em “Mais sobre este vazamento”;

         

          3. Em seguida você encontra mais informações sobre quais dados foram hackeados;

O site ainda dá algumas dicas caso você tenha sido vítima de algum vazamento. Dentre elas estão: a troca de senha, atualização das outras contas de acesso que têm a mesma senha, utilização de um gerenciador de senhas para que você as tenha em qualquer lugar e a configuração da autenticação em duas etapas.